quarta-feira, 7 de maio de 2014

"TERRORISMO NUTRICIONAL"

Hoje vai um alerta/desabafo/explicação/justificativa...enfim,como queiram!!


Desde ontem tenho visto uma “enxurrada” de “REposts” no facebook de uma reportagem da nutricionista que defende o sonho da perda de peso sem dieta!
Primeiro, uma coisa que me preocupa é o receio de que uma grande maioria das pessoas que optaram por postar isso em suas páginas nem se quer leram a entrevistas completa! Isso é um erro comum nas redes sociais!
A entrevista é incrível! É ótima! Vale a pena perder alguns minutinhos na leitura!
Achei ótimas várias expressões que ela usa como “terrorismo nutricional”, “comer consciente”,entre outras.


Segundo, agora vai minha opinião.
Concordo MUITO quando ela diz que estamos ficando “estressados” com essa coisa de VIVER EM DIETA... e que só precisa perder peso quem ESTÁ ACIMA DO PESO.
 Mas qual o peso ideal??
Eu acredito que existe o peso saudável, aquele que nós, NUTRICIONISTAS, calculamos,  que previne doenças, que melhora a qualidade de vida... e existe o peso que VOCÊ SE SENTE BEM e que nós, nutricionistas, temos o dever de “guiar” para que ele fique dentro do “saudável”!

Mas ninguém precisa viver preso a isso.
Achei interessante quando ela diz: Essa preocupação de emagrecer é muito exagerada hoje. As pessoas estão muito focadas nisso. É “bom dia, você emagreceu” ou “você engordou”. Antes se falava do tempo...e é bem isso!

Outra coisa, quando falamos das dietas restritivas acho que tem que ser tomado um cuidado muito grande. Existem sim, muitas pessoas com intolerâncias e alergias e que necessitam excluir determinados alimentos.
E essas pessoas tem que viver em dietas “chatas”?
Não! Vamos trabalhar em cima de alternativas diferentes, atrativas e saborosas...por que não?
Mas e quem não tem essas alergias?
Eu acho que NÃO EXISTE VERDADE UNIVERSAL! Não tem como você dizer “isso serve para todo mundo”... mas pode servir para alguns! E é para isso que nós, NUTRICIONISTAS, estamos aqui...para garantir que essa alimentação garanta a saúde de quem opta por seguir!
Uma pessoa pode se sentir melhor em uma dieta sem glúten, mas pode não funcionar para a vizinha! A vizinha pode ter grandes benefícios com o uso da aveia, mas não funcionou com a amiga da academia que obteve melhores resultados excluindo a lactose, pois sentia certo desconforto ao ingerir esses alimentos.

Eu acredito que o bom é, acima de DIETA, termos uma ALIMENTAÇÃO que nos proporcione PRAZER E SAÚDE!

Gordura em excesso faz mal? Faz! Então ir atrás de opções de um “docinho” com menos gordura! POR QUE NÃO? Mesmo se você está em dia com seu peso!
Se você, ao invés de comer um pão francês, de água e farinha branca, pode comer um pão com grãos, que te dê saciedade... ou um pão que não leve farinha de trigo, mas leve um legumes, que tem vitaminas, nutrientes...POR QUE NÃO?!!

Outro ponto que achei muito interessante é quando ela diz sobre os alimentos mais “integrais”, “in natura”...acredito muito nisso!
“Na dúvida, é melhor pegar o alimento mais ‘in natura’ possível. Não estou dizendo orgânico, estou dizendo mais natural. Em vez de comer o iogurte light ou diet de morando, por exemplo, a opção que eu acho mais saudável seria o iogurte natural junto com o morango e um pouquinho de açúcar. É um alimento mais verdadeiro”.

Eu acredito nesse princípio!

E existem VÁRIAS opções de fazer isso mesmo se você trabalha fora, estuda fora, tem filho pequeno, tem pouco dinheiro, etc,etc,etc...(porque pra quem NÃO QUER SEMPRE TEM UMA DESCULPA!).

Também acredito que “DIETA” estressa...que “comer com culpa” é ruim!
Acredito MUITO no princípio do “comer consciente”...e é isso,gente!
Pra emagrecer você precisa...e isso é uma verdade...ter disciplina, ter foco, saber o que você quer e porque você quer...mas não precisa ser chato!
Ninguém precisa comer todo dia: “chá e bolacha”!!

E pra finalizar, outro ponto que gostei muito de ler é quando ela diz: “Primeiro, não enxergar o peso como a causa do problema, para não trabalhar só sobre a consequência. É preciso entender porque você engordou”.



Cada um tem uma história! Cada sobrepeso TEM um porque e até você não descobrir, entender e aceitar o “SEU PORQUE” tudo vai ficar mais difícil. O peso é uma consequência da sua vida!



O link da entrevista: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2014/05/entretenimento/cultura_e_famosos/1486010-vivemos-hoje-um-terrorismo-nutricional-as-pessoas-nao-sabem-mais-o-que-comer--diz-sophie-deram.html
De novo, vale muito a pena ler!

terça-feira, 6 de maio de 2014

RECEITA - PÃO DE QUEIJO SEM QUEIJO

Oi gente!

Hoje eu vim mostrar uma receitinha DELÍCIA que eu descobri por aí!
Um pão de queijo FAKE...ou seja, SEM queijo!!


A base da receita é o polvilho e a MANDIOQUINHA (ou Batata Doce pra quem preferir)!
E ficou bem bom!!

Ótima opção para dietas com restrição de GLÚTEN E LACTOSE!!!!









OLHA A RECEITA AÍ:


  • 300g de POLVILHO AZEDO
  • 300g de POLVILHO DOCE
  • 500g de MANDIOQUINHA (ou BATATA DOCE)
  • 2 Col "chá" de CHIA (OPCIONAL)
  • 100mL de ÓLEO DE GIRASSOL
  • 1 Col. "café" de SAL
Primeiramente, misturei os ingredientes secos e o óleo até virar uma "farofa", depois acrescentei a mandioquinha (já cozida e amassada), misturei tudo até virar uma massa homogênea e soltar da mão.
(se necessário vá colocando água aos poucos até chegar na consistência desejada).

Fiz os quadradinhos e levei para assar (Sim, quadradinhos...depois eles crescem e viram bolinhas)!

Minha receita rendeu 64 porções!!

Quis tentar a receita também com BATATA DOCE...usei as mesmas quantidades e modo de preparo.

DICA MARAVILHOSA!
Dá pra congelar a massa! 
Olha só como fiz na foto! Embalei no papel filme e congelei, agora é só usar quando quiser!

Minha opinião?? O gosto é BEM BOM!
Particularmente, eu preferi o de mandioquinha, mas a de batata doce é gostosa também!

Pessoal, o gosto não parece de pão de queijo tradicional, claro!...porém, a textura e a aparência, sim, lembram MUITO! Sem contar nos benefícios nutricionais!!








Pra quem quer uma nova opção...vale muito!!!

Gostaram??
Beijos!!!