quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CONSUMO DE ÁLCOOL E A PRÁTICA ESPORTIVA


Oi gente!

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o consumo de álcool! E os efeitos que o consumo traz para os atletas e também para os praticantes de atividade física.




Vamos lá?


O consumo de álcool é muito comum, entre a maioria das pessoas e em várias faixas etárias. É a droga lícita mais consumida no mundo.

ATENÇÃO!
O álcool é uma substancia psicoativa e produz alterações no sistema nervoso central, podendo causar mudanças no comportamento do usuário, de acordo com a dose, rapidez e a freqüência com que é ingerido, com o peso e estado de ânimo, com o limiar de aceitação do organismo, dentre outros.
 Várias doenças são causadas pelo uso freqüente do álcool, como doenças neurais, mentais, musculares, hepática, gástricas, pancreáticas e até mesmo o câncer. O álcool também é responsável por uma série de problemas sociais, como acidentes de transito, homicídios, suicídios, atos de violência e problemas de relacionamento. (MINISTÈRIO DA SAUDE, 2001).
ATENÇÂO!


E no mundo esportivo o consumo não é novidade e é um assunto amplamente discutido. 
É comum o consumo em comemorações após vitórias, em reuniões com os amigos, etc.
Independente se atleta, profissional ou amador, o consumo de bebidas alcoólicas associadas a práticas esportivas traz problemas!

Vamos ver algumas considerações?


  • Desidratação:


Quem nunca? Tomou aquela cervejinha entoando aquela velha desculpa: “Cerveja não engorda, desidrata!”.

Pois é aí que mora o perigo para os atletas!

As bebidas alcoólicas tem influência sobre a regulação do hormônio anti-diurético (ADH) e é um importante vasodilatador, aumentando os níveis de desidratação durante a prática esportiva, seja durante a competição ou em treinamentos, e a desidratação prejudica a performance de diversas formas.

Além disso, depois da atividade física o corpo precisa se reidratar e geralmente está pouco alimentado (comida) e o consumo de bebida alcoólica neste momento pode acelerar o processo de embriaguez, pois a metabolização do álcool pode ser acelerada e consequentemente gera um aumento rápido de sua concentração no sangue.


  • Músculo esquelético:

Alguns estudos mostram que o álcool pode prejudicar os mecanismos de contração muscular e pode ter efeito catabólico sobre o músculo.



  • Metabolismo de carboidratos:

O consumo de álcool pode prejudicar o metabolismo de carboidrato, fazendo com que o músculo não consiga receber (captar) glicose com eficiência.

Além disso, parece induzir a diminuição da produção de glicose, podendo levar a quadros de hipoglicemia durante a prática esportiva.



  • Ganho de peso:

O álcool afeta também o metabolismo de lipídeos, favorecendo o acúmulo de gordura.

Além disso, é o que chamamos de “CALORIAS VAZIAS” , ou seja, são só calorias, sem vitaminas, minerais..nada além de calorias!

 Vejamos:  1 grama de CARBOIDRATO fornece....4 Kcal
                     1 grama de ÀLCOOL fornece.................7 Kcal

Sentiram a diferença? Vamos ver também uma tabelinha de caloria de algumas bebidas:
http://vidasaudavelcampinas.blogspot.com.br/2012/05/cuidado-no-happy-hour-tabela-de-caloria.html



O consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial tanto na forma aguda (as famosas bebedeiras) como na forma crônica (o uso frequente).

O consumo crônico está associado a nutrição inadequada, problemas de sono e de recuperação, além de diversos problemas sociais.



DICAS!

  • O consumo esporádico e sem exagero parece não trazer grandes danos, porém as BEBEDEIRAS são completamente desencorajadas.

  • Se for consumir, o ideal é consumir bebidas alcoólicas apenas 24 horas antes e/ou 24 horas depois do evento esportivo, minimizando os danos e dando tempo pro corpo se “recuperar”.

  • O fígado é o principal órgão que metaboliza o álcool, portanto, cuide do seu fígado! Mantendo hidratação e alimentação adequada diariamente, para ajudar na recuperação. 

  • Evite consumir álcool com alimentos gordurosos (sabe aquele famoso churrasco com cerveja?), é trabalho dobrado para o fígado!

  • Antes de beber depois de um treino ou competição esportiva, é necessário comer, refeições ou pequenos lanches, para minimizar os danos.

  • Reidratação adequada é extremamente necessária. Bebidas esportivas, água e sucos naturais são ideais.






Minha opinião? Quanto menos melhor!

Infelizmente o consumo de bebidas alcoólicas é uma prática cultural na nossa sociedade.
Portanto, se o consumo for inevitável que seja de forma consciente e tentando provocar os menores danos possíveis. MODERAÇÃO é o segredo aqui!



Procure um profissional para te ajudar e entenda que em se tratando de alimentação nada acontece do dia para a noite.
Um beijo!





Fontes:
·         MAUGHAN, Ronald J.; BURKE, Louise M. Nutrição Esportiva. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 74-80
·         SANTOS, Marinella dos; TINUCCI, Taís. O Consumo de Álcool e o Esporte: uma Visão Geral em Atletas Universitários. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2004, 3(3):27-43


Nenhum comentário:

Postar um comentário